Criada a Liga Nacional do Cavalo de Conformação

 

Cavalo Padrão

Cavalo Padrão

Há cerca de alguns anos, as provas de Conformação tinham um charme todo especial. Valiosos animais, antes de entrarem em pista de julgamento, eram cobertos com lindas capas que escondiam toda sua beleza. Ela era desvendada quando entravam nas pistas sobre tensos julgamentos (muitas vezes por juízes internacionais) e grandes disputas, pelos principais criadores. O saudoso José Aprígio Brandão Vilela era um desses apaixonados, seguido por Carloman Maia, Marc Nacamuli, Sérgio Thomé (pai e filho), Carlo Jaconi, Calil Iared, Ovídio Vieira Ferreira, entre muitos outros. Os tempos mudaram e, aos poucos, foi perdendo adeptos.

Zé Aprigio

Zé Aprígio: pode ser considerado o símbolo da modalidade

 

Agora surge uma nova esperança e a beleza desses animais poderão ser vistos novamente com mais frequência nas principais exposições do País, pois foi criada a Liga Nacional do Cavalo de Conformação  ( LINCC) pelos criadores da modalidade das raças Quarto de Milha, Appaloosa e Paint Horse. O objetivo é o de preservar, promover e divulgar o valor da conformação na indústria equina, tendo em vista que a morfologia correta no cavalo vai servir de base para que se possa realizar com êxito toda manobra de qualquer modalidade de trabalho.

Idealizada por Eduardo Iared

Eduardo Iared - Conformacao - Amador - Femeas de 1 ano - MO

A Liga Nacional do Cavalo de Conformação foi idealizada no Brasil pelo Eduardo Iared (foto esq.), médico e apaixonado por cavalos que, em viagem aos Estados Unidos, conheceu a WCHA – World Conformation Horse Association. No início deste ano o projeto de se criar uma entidade de modalidade específica de Conformação, a exemplo de outras entidades tais como: ANCR, ANCA, ABTB etc., saiu do papel e começou a ganhar forma, tendo a sua frente além do Eduardo, alguns dos principais incentivadores e apaixonados pela modalidade como Sidney Genaro, Francisco Simas, Érico Franciscato Braga, Ovídio Vieira Ferreira, Jose Maderna Ribas, Luciano Beretta, Carlo Jaconi, Raphael Frizzo, Calil Iared, Fred Nardy, Sérgio Thomé, entre muitos outros que aderiram de imediato à idéia e à Liga.

 

 

 

Julgamento único

 

Como o padrão morfológico das três raças envolvidas são exatamente o mesmo, os cavalos terão julgamento único nas mesmas categorias existentes nas Associações Mães e desde que os animais estejam devidamente registrados nos respectivos Stud Books.

Está sendo elaborado e formatado um regulamento moderno e que esteja em perfeita sintonia com os regulamentos de provas das Associações, para que os resultados das provas de conformação que serão realizadas a partir deste ano possam ser reconhecidos e apoiados pelas Associações Mães.

 

ExpoBauru será sede da primeira exposição

A primeira Exposição da LINCC já tem data marcada para acontecer e será na cidade de Bauru nos dias 10 e 11 de agosto, no Recinto Melo de Moraes durante a Expo Bauru.

A LINCC irá realizar durante esta primeira Exposição uma Clínica de Conformação voltada para proprietários, criadores, treinadores, juízes da modalidade e demais interessados, interando-os das novidades mundiais da modalidade.

 

Busca de novos adeptos e resgate dos antigos

logo lincc 3a

 

“Além de buscarmos novos adeptos, principalmente na Classe Amadora e Jovem, temos também como objetivo primordial da LINNC resgatar antigos criadores, proprietários, treinadores, profissionais da conformação e juízes especialistas na modalidade. Temos que ressaltar sobre a importância da conformação na escolha de um animal, a conformação é a base de tudo, não existe cavalo campeão em qualquer modalidade de trabalho ou de corrida que não seja equilibrado e harmônico, todos os cavalos campeões são lindos e bem conformados. A conformação correta serve como base para a realização de qualquer outra modalidade de prova,” explica Calil Iared.

 

Constituída a primeira diretoria

 

Ovidio-GV-20

Ovídio V. Ferreira: presidente de honra da LINC – Foto GV

 

A primeira Diretoria da LINC foi constituída da seguinte maneira:

Presidente de Honra (Ovídio Vieira Ferreira);Presidente da Diretoria Executiva  (Francisco Diniz Borges Simas), vices-presidentes ( Carlo Lisenmayer Jaconi/ Erico Franciscato Braga/ José Maderna Ribas); Diretoria Executiva (Sidney Genaro Junior/ Eduardo Iared/ Raphael Frizzo Rautenberg/ Calil Iared Neto/ Néli Cristini Guterres Oliveira Iared)

A Liga conta também com o apoio de Domingos Napolitano na organização das provas e na regulamentação da entidade. A sede da entidade fica na Rua Itápolis, 669 no bairro do Pacaembu (SP). Outras informações: (11) 98558-8802, com Sidney.

 

1 Comentário

  1. NILSON RICARTES disse:

    PARABENS A TODOS PELA IDEIA , NÃO PODEMOS FICAR SEM A PROVA MAIS CHARMOSA QUE É A CONFORMAÇÃO, DESDE JÁ ME COLOCO A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR A DIVULGAR OS PROPOSITOS DESTA LIGA.