Luciano Beretta: atua também na assessoria de leilões, importação e reprodução

 

Os 10 mandamentos para se comprar um cavalo

 

Por: Luciano Beretta

 

Depoimento ao jornalista Moacir Russo

 

1) Objetivo da Compra

 

 

Definir o objeto, ou seja, para que deverá servir o animal: esporte, reprodução, passeio, hobby ou investimento.

 

2) – Escolher a raça

 

Muitas são as opções, mas a principal é que a raça escolhida atenda ao objetivo do comprador. Por exemplo: se desejar colocar o cavalo nas corridas, deverá procurar uma raça específica para isso.

 

3) – Onde comprar

 

Atualmente, os leilões estão se tornando a melhor opção de compra: pelas condições de pagamento oferecidas e porque a qualidade e integridade dos animais geralmente são analisadas anteriormente por profissionais competentes.

 

4) – Como comprar

 

Quando se escolhe um leilão ou haras para comprar seus animais, fique atento às médias do mercado, pois, muitas vezes, o valor da compra é  quanto vale o animal e não o quanto você pode ou quer gastar.

 

5) Quem poderá auxiliar na compra

 

Após definir o objetivo e a raça, procure orientação de profissionais diretamente ligados a cada área do mercado de cavalos. Ou seja, se pretende comprar um cavalo para esportes, como Tambor e Baliza, procure um treinador específico para essa modalidade e não um treinador de cavalos de corrida.

 

6) – Preço

 

Superadas as etapas anteriores, fica mais fácil definir o quanto gastar com o animal que desejar comprar. Seja racional. Não misture valor afetivo com valor comercial. Afinal, existem muitos cavalos no mercado e as opções de compra são muitas.

 

7) – Orientação e apoio técnico-veterinário

 

Se o treinador escolheu o cavalo que você queria, o leilão está marcado, o dinheiro e os valores definidos, não se esqueça do veterinário. É ele que poderá avaliar a condição física e clínica do seu futuro cavalo.

 

8) – Escolher a criação

 

A origem e a criação do seu cavalo são importantes. Assim como no homem, a infância do eqüino é fundamental.

 

 

9) – Relação custo-benefício da compra

 

Mesmo se a compra for por hobby, deverá ser de acordo com valor de mercado. O comprador deverá levar em conta que o cavalo poderá ser vendido futuramente ou ser usado na reprodução. Portanto, evite comprar um cavalo esquecendo que um dia terá de vendê-lo. Escolha aquele que agrade comercialmente o maior número de pessoas.

 

10) 0 Carisma do cavalo com o comprador

 

Nenhum mandamento terá validade se o cavalo não lhe agradar. O prazer de comprar algo, que é fruto do nosso desejo, nos dá uma imensa satisfação. Portanto, procure arrematar aquele cavalo que desperte um encanto próprio nos seus olhos.

 

Luciano Beretta é treinador de cavalos de várias modalidades e proprietário do Centro de Treinamento e Reprodução LUB Ranch

Os comentários estão encerrados.