foto: Marcelo Virgílio

A magia do Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha

Por:  Moacir Russo

 

Está chegando a hora do maior evento da raça Quarto de Milha, que neste ano de 2012, ocorrerá de 14 a 21 de julho, na  cidade de Avaré. Conheça nesse meu artigo, a experiência de viver nesses últimos 20 anos, produzindo reportagens para a Revista Quarto de Milha, um pouco das sensações de quem vai participar desse sonho…

 

O espaço e o tempo ocupado pelo Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha são experiências inesquecíveis. Uma atmosfera diferente toma conta de todo o recinto. É um momento de transformação e superação e também de muita frustação, quando acidentes contecem, levando por água abaixo todo o tempo de preparação dos cavalos para o grande desafio nacional. Empresários sisudos e preocupados deixam de lados seus  ternos e gravatas e se transformam num novo personagem na história: o cowboy. Chapéus e botas são ornamentos necessários para participar dessa festa que vai durar quase 10 dias de sonhos e conquistas. (As lojas ficam apinhadas de novidades countries) Galerias dos Garanhões se transformam em luxuosos ambientes de recepção,  para receber os criadores e as estrelas de quatro patas. Nunca falta uma boa comida e aquele uisquinho para os mais exigentes gostos. Nesse ambiente, são fechados negócios vantajosos para ambas as partes. É a hora de comprar ou vender produtos, coberturas ou embriões.  Um vende e outro compra o sonho de um dia ver o seu cavalo dar o Galope da Vitória. Satisfação  maior ainda é ir com toda a família  “tirar” a foto no Painel dos Campeões. Só quem já passou por essa experiência, sabe como o coração se enche de alegria. Ah… E as histórias… Em todo o canto do parque sempre há um grupo contando suas aventuras ou de um amigo. Entre os homens, o centro das conversas são os cavalos (para não ficar  “por fora” atualize-se), mas comentários sobre belas mulheres também nunca faltam. Os caminhões e as caminhonetes estacionadas no recinto  mostram a potência econômica da raça Quarto de Milha. Ao redor deles também nunca falta uma boa bebida e aquele churrasquinho amigo. Enquanto isso, os campeões saem das sagradas pistas de provas consagrados e aplaudidos pela conquista histórica. É pessoal…São dias de festas  e trabalhos memoráveis. Tudo registrado pela imprensa especializada e na telinha da TV. Mas nunca esqueça:  são momentos mágicos, num clima de euforia e alegria. Portanto, ao fechar seu negócio. Feche ali mesmo. É bom assinar os compromissos acertados. Nunca deixe para depois.  Alguns dias após,  esse momento mágico começa a dissipar-se. A  volta para a realidade cotidiana  nem sempre tem a cor do arco-íris e seu pote cheio de ouro.

Moacir Russo é jornalista profissional, também diretor da empresa Quartistas Assessoria e Comunicação e responsável  pela edição do site www.quartistas.com.br

Os comentários estão encerrados.