O cavalo é uma fábrica de fazer amizades

 

tranquilini

 

O cavalo é uma fábrica de fazer amizades”, costuma dizer Luiz Manoel Tranquillini, o Nenel. Não é à toa, que seu trailler costuma ser visitado por centenas de quartistas nos eventos da ABQM. Apaixonado pelo Quarto de Milha, ocupa cargos em várias associações: vice-presidente da Associação Nacional de Cavalo de Apartação (Anca) e da Liga Paulista de Team Penning, diretor da Associação Nacional de Team Penning (Antep) e faz parte também da Comissão de provas da ABQM nas modalidades de Team Penning, Apartação e Ranch Sorting. “Posso dividir a minha vida em duas fases, antes e depois de entrar na raça Quarto de Milha”, define o criador do Haras São Luiz do Barreiro (SP), onde possui 45 animais da raça Quarto de Milha. “Depois que ‘entrei para o cavalo’, viajei por esse mundo afora, participando de provas e as amizades foram aumentando”, diz com seu sorriso largo, outra de sua característica, como a ter o nome de Luiz em toda a sua família. “Quando é mulher, muda para Luiza”, brinca. Ele explica que sua mãe, a dona Plácida Tranquillini, era devota de São Luiz de Gonzaga, por isso tanto Luiz na família.

Ganhador de muitos prêmios na Apartação e Team Penning, hoje também se orgulha de seu filho Luiz Augusto Ribeiro Tranquillini, que já tem acumulados 436,5 pontos de Registro de Mérito pela ABQM e único amador handicap 7 no Team Penning: “Já ganhei 44 motos e oito carros”, contabiliza, sob um sorriso orgulhoso do pai: “Ele já venceu tantas provas que você não vai dar conta de anotar tudo”, brincou novamente. Entre eles, é tricampeão de Apartação do Potro do Futuro da Anca, bicampeão do Super Stakes e Deby; bicampeão do Potro do Futuro da ABQM de Team Penning e Ranch Sorting, além de pentacampeão do Rodeio de Jaguariúna.

O começo

 

_xerxes

Xerxes, o cozinheiro com nome mitólogico – fotos GV

Nenel começou a criar Quarto de Milha em 2002, num Leilão Oficial da ABQM, no Parque da Água Funda (SP). “Era da linhagem do Melodys e comprei do Chico Calle, que se tornou um dos meus grandes amigos até hoje”, recordou. “Outro que me deu a mão, numa prova da Anca, foi o Jamelão, a quem tenho um grande apreço. Nenel preza a amizade como poucos. “Hoje vieram 60 pessoas almoçar conosco. Aqui parece curva de rio. Para tudo aqui”, brincou o filho. Aliás, o criador traz para evento o cozinheiro com  nome mitológico, o Xerxes, para servir tanta gente, sendo todos tratados igualmente, desde o tratador ao grande criador. “Essa reunião aqui no meu trailer (a família dorme no veículo todo equipado com geladeira micro-ondas, confortáveis camas…) se torna uma grande satisfação. É uma alegria estar com grandes amigos. Tirando o estresse do dia a dia”, argumenta o empresário rural no setor de café e cana-de-açúcar”. “Além de fazer o que a gente gosta e indicar um bom caminho para os filhos, o Quarto de Milha é um bom investimento, uma moeda forte, que resulta em grandes negócios”.

Matéria publicada originalmente no site da ABQM pelo jornalista Moacir Russo

 

Os comentários estão encerrados.