Rebanho bovino de Alagoas é sacrificado ao entrar em Sergipe

Quartistas-pecuaristas- Fiscais agropecuários da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) apreenderam na segunda-feira, 17, em Porto da Folha, três vacas e um bezerro oriundos do município vizinho de Alagoas. Os animais foram levados para um frigorífico, na cidade de Propriá,onde foram sacrificados.
De acordo com informações dos fiscais, os animais vinham de Pão de Açúcar/AL para a cidade sergipana de Nossa Senhora da Glória, onde seriam comercializados.

Fiscalização móvel
No povoado Niterói, em Porto da Folha, a fiscalização móvel da Empresa efetuou a apreensão do gado e o seu proprietário não teve como comprovar a sanidade dos bovinos, tendo que arcar, com todo o prejuízo, já que cada vaca custava em média R$ 3 mil.

O gado foi encaminhado ao frigorífico da Nutrial, com inspeção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde foram sacrificados.

Área Livre de Aftosa

 

Para a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, o status sanitário do município vizinho de Alagoas, apesar de ser considerado área livre da Febre Aftosa pelo Ministério da Agricultura, não possui o reconhecimento internacional como o de Sergipe.

“Isso impede que os animais daquele Estado adentrem em nosso Estado sem a devida quarentena e sorologia, o que deve acontecer tanto na saída de Alagoas quanto na entrada de Sergipe, isso acompanhado pelos Técnicos da Emdagro e o Mapa”, destacou a diretora.

 

Fonte: Agrolink

Os comentários estão encerrados.