Plano Nacional de Defesa Agropecuária

Quartistas-pecuaristas informa: o  Plano Nacional de Defesa Agropecuária será lançado, em Brasília, no dia 6 de Maio. Na mesma data, além da solenidade, terá um seminário técnico para discutir ponto a ponto do plano, desde a plataforma de gestão agropecuária até o plano de fronteira com barreiras sanitárias. Os secretários de Agricultura dos estados devem participar do evento.

Conjunto de diretrizes

O Plano é um conjunto de diretrizes divididas em grandes eixos. Como o institucional, que trata da modernização do sistema reduzindo a burocracia sem fragilizar a defesa agropecuária. Como também modernizar os laboratórios, agilizar o trabalho do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) que controla entrada e saídas de produtos do país. Além de rever procedimentos.

Legislação

Outro eixo do Plano é o da legislação. É preciso consolidar leis de boas práticas como o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) que já deveria ter sido validado, porém, recebeu mais de 400 sugestões e deve ser apresentado em partes. Uma parte será apresentada no lançamento do Plano de Defesa.

Regulamentação de inspeção

Há também a regulamentação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) responsável por equiparar a inspeção federal nos estados e possibilitar que produtos até então vendidos apenas dentro do estado possam ganhar o mercado nacional ampliando, principalmente, os investimentos nas agroindústrias de produtos da agricultura familiar.

Em Santa Catarina, por exemplo, um contêiner que sai do frigorífico chega ao Porto de Itajaí, leva em média três dias para desembaraçar documentação, são vários carimbos nestes papéis. A proposta é minimizar processos e a carga seja liberada automaticamente no processo eletrônico com código de barras. Fonte: CNPC

Os comentários estão encerrados.