Museu a céu aberto conta a história da Expozebu

 

Quartistas-pecuaristas – “Tenho a impressão de que vamos lançar as bases de uma associação duradoura, fadada a todos os triunfos, visando os interesses da terra e do trabalho, que hoje e sempre, em meio a todos os desacertos e desvarios, constituirão as colunas mestras do progresso e do engrandecimento das Nações”. Este é um trecho do discurso do primeiro presidente da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM), Fidélis Reis, em 18 de junho de 1934, dia de inauguração da entidade. Se passaram 80 anos e a SRTM cresceu, virou Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), referência no melhoramento genético do Zebu na produção de leite e carne.

Acervo de fotos

Durante a 80ª edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu), que começou neste sábado, dia 3, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, apresenta o Projeto Museu a Céu Aberto, iniciativa da ABCZ e do Museu do Zebu, com acervo com fotos das últimas oito décadas do evento. São grandes painéis que mostram como começou a Exposição do Zebu, com imagens dos grandes campeões de cada raça, informações históricas e dados comerciais.

Emblema SRTM

No passeio, os visitantes descobrem que o emblema da SRTM, símbolo da ABCZ, que lembra um caranguejo, surgiu na década de 1930. Um triângulo invertido sobre a letra M, uma referência direta a Triângulo Mineiro.Na década de 1940, a feira Pecuária de Uberaba já era palco de grandes negócios. O Touro Aragão foi vendido por 500 contos de réis, mesmo valor de uma fazenda de 700 alqueires na época.

Passagem obrigatória de presidentes

O Parque Fernando Costa, sede da Sociedade Rural, e a Fazenda Experimental Getúlio Vargas foram inaugurados em 1941. Passagem obrigatória dos presidentes que sempre visitaram a feira.  O desfile dos animais sempre atraiu milhares de visitantes. A Fazenda Experimental foi palco de importantes estudos e pesquisas. Em 1959 começaram os testes de congelamento de sêmen, ferramenta que ajudou a disseminar a melhor genética taurina.

Desbravadores atravessaram o Atlântico

Na década de 1960, desbravadores atravessaram o Atlântico para buscar mais animais na India, a última grande importação. A Sociedade Rural do Triângulo Mineiro virou Associação Brasileira dos Criadores de Zebu em 1967. E a ABCZ, com aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecumento (Mapa) se transformou na coordenadora oficial das exportações de zebuínos.
O gerente de melhoramento genético e pesquisa da ABCZ, Henrique Torres Ventura, está em Uberada há um ano e diz “que o trabalho dos pioneiros foi fundamental para a pecuária ser como é hoje”. Fonte Rural BR/Juliana Camargo

 

Os comentários estão encerrados.