Laço Comprido definiu seus campeões

abre laco comprido

 

 

Estive em Campo Grande (MS) trabalhando para e Revista e site da ABQM, junto com o companheiro e fotógrafo Gerson Verga. A reportagem abaixo foi produzida originalmente para a ABQM.

 

amazonas laço comprido

 

As amazonas foram as primeiras a tentar o título nacional em dois tempos, ou seja, em duas laçadas, com uma delas podendo ser descartada. Na primeira armada, ocorreu uma disputa  emocionante entre Fernanda Gonçalves Ferreira, montando Sissy Playerden e Miriam Belardes, conduzindo Love Shady Star. Elas empataram  com a nota 217 e voltaram para o e desempate e adrenalina subiu ainda mais. Após incríveis três tentativas frustrantes – pois Fernanda errava a laçada e Miriam também -, na quarta, Fernanda acertou e marcou 215,5. Iria ser declarada uma campeã. Miriam (foto) entrou na pista decidida. “Meu cavalo tem de fazer o melhor do que o dela para eu vencer”, mentalizou. Deu certo. Mandou uma corda de 219 e ficou com o título. “Não tem como explicar tanta emoção. Queria abraçar todo mundo que estava em volta da cerca torcendo por mim”. Já Fernanda, se vencesse, ficaria com o título de campeã, reservada e terceira colocada. Levou dois deles.

No Amador Principiante deu Ronaldo Garcia

No Amador Principiante, a prova foi decidida na sétima apresentação. Ronaldo Garcia, pelas rédeas de Enychoice Wood, marcou 220,5, uma das mais altas da competição e levou o título. “Não tem como explicar tanta emoção. A gente trabalha o ano todo. Confia no treinador e em toda equipe e, quando tudo isso dá certo, é bom demais ver o nosso trabalho recompensado”, analisou o laçador, vencedor de duas etapas do Campeonato do Estadual da ACQM 2013 e estreando com vitória em provas oficiais nacionais da ABQM, repetindo, em sua segunda apresentação, a mesma nota da primeira.

Boi bandido roubou a cena

 

A Classe Jovem fechou as competições, que se encerram por volta das 21 horas de sexta-feira. Duas personagens roubaram a cena: o garotinho Vinícius Leite e um “boi bandido”. O jovem de apenas 10 anos mostrou que tem sangue de laçador profissional. Fez uma bela apresentação na sela de Play Girl Jay, marcando 216,5 na primeira apresentação e 220 na segunda, arrancando gritos alucinados de sua mãe, Néia Leite, que torcia desesperada no brete de saída dos bois. Na entrevista, Néia avisou: “Meu filho não é de falar muito”.  E quando Vinícius chegou, disse, simplesmente, com seus olhos verdes satisfeitos: “Estou feliz”. Ele declarou somente essa frase, sob os olhares alegres de toda sua família. E, foi nesse instante, que um boi enfurecido conseguiu entrar na pista dos competidores dando coices e cabeçadas para todo lado. Marcello Xavier, encarregado do Departamento de Esportes da ABQM, subiu feito um raio para cima de um caixote, perto onde estavam os juízes. O boi seguiu em disparada em direção ao local que eu realizava entrevista com o jovem campeão. Deu várias “fungadas” em nossa direção e pulou de volta ao brete, onde se encontravam seus companheiros de show. Ninguém se machucou e a festa terminou como começou: cheia de adrenalina. Mas ela continua hoje (21) com as classificatórias da etapa da CLC.

Baiano, o destaque

 

campeao-potrofuturo-aberta_adilson-vitorino

 

Domingo, 22 de setembro, foi o dia de definir os campeões nacionais e Potro do Futuro, no Parque do Peão de Campo Grande (MS), o futuro “império do Laço Comprido”. Por volta das 13h30 horas, entrou o primeiro conjunto do Potro do Futuro da Aberta, com 11 finalistas. Nessa categoria, brilhou a estrela de Adilson Vitorino dos Santos, o Baiano. Ele deu o Galope da Vitória, montando Aquarela Sanbel BRTI, marcando 224, saindo emocionado da pista, com olhos marejados. Ele ainda conseguiu os títulos de reservado campeão Nacional, conduzindo Freckles Sanbell EFF (225,5), na Aberta Júnior e na sela de Baruc Jazz (224). “A emoção dessa vitória é como se fosse a primeira vez”, disse o campeão. Segundo ele, ajudou também porque ele treina no local. “Onde tem a maior estrutura do Estado”, acredita.

No Potro do Futuro Amador, a vitória ficou com Manoel das Graças Araújo JR, conduzindo Essencia Roosters RM, anotando 217. “A vitória é uma realização da gente. Nós criamos cavalo há muito tempo. Desde o 2º Potro do Futuro, estamos fazendo campanha da tropa e agora os resultados apareceram”, recordou.

Campeões nacionais

No Campeonato Nacional – Aberta Júnior, Edson Vanderlei Martins, o tricampeão do Congresso, mostrou mais uma fez porque está em ótima fase. No desempate, com Adilson Vitorino, que errou a segunda armada, marcou 226, na sela Shiners Hussy, e ficou com o título. “Ele é um cavalo muito talentoso. Além de tudo é tordilho”, brincou.

O primeiro sempre será o primeiro

 

Já na Sênior, Rodrigo Cezar Ortiz, montando Skippy Jac, foi o primeiro conjunto a se apresentar, marcou 225 e ninguém entre os outros 11 concorrentes conseguiu superar essa nota. “Geralmente, os primeiros conjuntos não conseguem boas notas. Mas com a gente foi diferente e a vitória trouxe uma satisfação muito grande”, avaliou o competidor que havia vencido a classe Amador, em 2010.

Os Amadores fecharam as competições, com a vitória de Vinicius Abdulahad Hildebrand, conduzindo Floyd San Lynx, na penúltima apresentação, superando dois competidores que estavam empatados e foram para o desempate da segunda colocação. “Quando terminei a prova, senti que havia ido bem. Mas não tinha a certeza da vitória. Contudo, ela veio, porque o Floyd fez um grande trabalho na saída do brete”, afirmou.

 

Palavra do Nillson Ricartes

 

 

nilson ricartes“O 8º Campeonato Nacional e Potro do Futuro foram um sucesso. Principalmente pela estrutura que oferecemos aos laçadores que vieram prestigiar das várias partes do País, competir e prestigiar o evento, que hoje é considerado um dos maiores entre as provas oficiais de Laço Comprido. A Premiação também foi ótima, com as inscrições superando às do ano passado. Quero agradecer também o Paulo Farha, que veio nos visitar junto com o Marcelo Ferreira, o futuro presidente da ABQM, e que abraçou a causa do Laço Comprido”, avaliou Nilson Ricartes, presidente da Associação Campo-grandense da raça Quarto de Milha (ACQM). Ele adiantou que os diretores do Circuito de Laço Comprido (CLC) gostaram muito do que viram e que o próximo Potro do Futuro e Campeonato Nacional já estão garantidos no Parque do Peão de Campo Grande (MS).

As provas foram julgadas por Amadeu Alvim, Eugênio Scatena,Jair da Veiga Tarcísio Barbosa, com coordenação do Departamento de Esportes, representados por Marcello Xavier e Ricardo Lima Lopes. No Atendimento aos quartistas trabalharam: Ricardo White e Milton Ubiratãn. Um bom público acompanhou as finais. Já pela Internet, transmitida pelo Horse Brasil, foi informado que os internautas do Brasil e vários países contribuíram com mais de 16 mil acessos.

Os comentários estão encerrados.