Informativos ABQM sobre os animais retidos em Avaré

ABQM – Urgente

 

Informativo – 26 de Abril de 2013 – 12h44m

Atestado de Vacinação contra a Influenza Equina, dentro do seu prazo de validade de 360 dias, deverão ser encaminhados omais rápido possivel, para o e-mail: marcelo.prado@abqm.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Essa exigência se faz necessária devido a resolução do CDA (Cordenadoria de Defesa Animal do Estado de São Paulo), publicada no Diário Oficial no dia 16/04/2013.

Como a maioria dos animais que estão no Parque de Exposições de Avaré, ingressaram no recinto antes da publicação dessa resolução, há um grande número de cavalos que não entregou esse documento, dessa forma solicitamos urgência no atendimento a essa solicitação, pois havendo a liberação dos animais haverá essa exigência na emissão do GTA de retorno.

Animais que não possuem Atestado de Vacinação, os proprietários ou responsáveis pelos animais, deverão providenciar a vacinação em Avaré e solicitar o atestado.

Ou seja, os Atestados necessários para a emissão da GTA são:

a) Exame de Anemia Infecciosa Negativo (dentro da data de validade)
b) Exame de Mormo Negativo (dentro da data de validade)
c) Atestado de Vacinação de Influenza
d) Atestado de Sanidade (validade: 30 dias da emissão)

Departamento de Esportes – (11) 3864.0800

 

Informativo – 26 de Abril de 2013 – 12h19m

Recebemos a confirmação, através do Chefe da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, que uma nova INSTRUÇÃO NORMATIVA está sendo editada hoje e que o seu artigo 19 altera a exigência de DOIS testes consecutivos de maleína (o exame de olho).  Esta nova Instrução Normativa deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) na SEGUNDA-FEIRA.

Após a sua publicação, essa nova Instrução Normativa  possibilitará a IMEDIATA LIBERAÇÃO dos animais com sorologia negativa que estão retidos no Parque de Avaré. Também deverá dar subsídios para as autoridades estaduais  resolverem o problema das barreiras sanitárias adotadas por alguns Estados.

A  Diretoria da ABQM continua fazendo todos os esforços para que estes difíceis dias para todos, e principalmente para quem se encontra retido no Parque de Avaré, sejam suportados com serenidade, solidariedade e a ajuda recíproca de todos os quartista.

 

Informativo – 25 de Abril de 2013 – 20h26m

O presidente Paulo Farha se reuniu nesta tarde (25/04) no Parque de Avaré com todo o pessoal que lá está cuidando de seus animais.

Solidarizou-se com todos agradecendo a colaboração e a confiança depositada na Diretoria e nos colaboradores da ABQM. Discorreu sobre tudo o que tem sido feito desde a constatação do exame negativo de maleína no final da tarde de domingo.

Deu detalhes de todo o processo de negociação e a busca incessante de solução para o problema, informando que não só ele, mas toda a sua Diretoria e políticos da esfera estadual e federal, além de muitos amigos quartistas que se movimentaram com esse objetivo.

Declarou-se confiante de que o problema poderá ser resolvido rapidamente. Reafirmou aos presentes que podem contar com a ABQM e que a entidade não está medindo esforços para dar o melhor apoio possível a todos os envolvidos no Parque. Finalizou, dizendo que ele e toda a Diretoria da ABQM, além de toda a equipe de colaboradores da ABQM continuam à disposição dos quartistas.

 

Informativo – 25 de Abril de 2013 – 9h46m

Os advogados da ABQM estão trabalhando no agravo de instrumento para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Esta ação será distribuída em uma Câmara do Tribunal onde não foi implantado o processo digital, sendo necessário o encaminhamento do processo por papel. Com isso, é necessário aguardar a publicação da decisão do Juiz de Avaré no Diário Oficial do Estado, prevista para hoje. Também será necessária a emissão do Certificado da publicação pelo Cartório do Tribunal de Avaré.

Com isso, o processo terá toda a documentação necessária para dar entrada no Tribunal de Justiça de São Paulo, o que deverá ocorrer na sexta-feira.

Por outro lado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, solicitou toda a documentação da Defesa Agropecuária do Estado, para análise e parecer sobre a situação da interdição do Parque de Avaré.

Continuam intensos os contatos com autoridades governamentais e políticas, no sentido da solução do problema, ou seja, a liberação do Parque.

A ABQM se solidariza com as pessoas e proprietários de animais que se encontram no Parque, e continuará dando todo o apoio possível, fornecendo assistência no manejo, suprimento de feno, equipe de segurança, assistência clínica veterinária e outras.

 

Informativo – 25 de Abril de 2013 – 8h46m

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reitera que todos os cavalos que participaram do 23o Congresso Brasileiro da raça, em Avaré (SP), apresentam resultado negativo para a doença mormo, inclusive o animal inicialmente suspeito, o qual, na contra-prova realizada por peritos do Departamento da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e do Ministério da Agricultura, apresentou resultado também negativo. Dessa forma, a ABQM tem buscado junto às autoridades governamentais a liberação dos animais do Parque Municipal de Avaré. Em paralelo, a ABQM segue oferecendo todo o apoio possível às pessoas e animais que se encontram no Parque de Exposições de Avaré, por meio de assistência no manejo, suprimento de feno, equipe de segurança e assistência clínica-veterinária

Os comentários estão encerrados.