Implantação de microchips no Potro do Futuro ABQM

Chipagem foto fabio Cagrera

 

A implantação de microchips nos animais Quarto de Milha começou no Campeonato Nacional da ABQM, está sendo realizada durante o Potro do Futuro e Copa dos Campeões e irá terminar no Congresso Brasileiro de 2015, quando todos os animais deverão estar “chipados”. Os cavalos que não estiverem com esse dispositivo não poderão participar dos eventos oficiais seguintesOs principais passos para o criador fazer o procedimento, segundo Mateus Menoita Russo (foto), médico veterinário e inspetor oficial da ABQM, que está fazendo o serviço de implantação durante o Potro do Futuro, são os seguintes:

1-  O proprietário ou responsável pelo animal deverá se dirigir ao Departamento Financeiro, no Parque Fernando Cruz Pimentel, e pagar a taxa no valor de R$ 40 pelo microchip.

2-  Ele receberá um formulário com a resenha do animal e as informações do proprietário.

3-  Em seguida, poderá se dirigir ao estande – em frente ao Stud Book da ABQM – levando o animal para ser confirmado a resenha no sistema da ABQM. Às vezes, poderá ser feita alguma correção, que será a última e definitiva.

4-  Concluída a confirmação da resenha, é passado um scaner em ambos os lados do pescoço, para observar se o animal foi previamente microchipado. Caso já tenha sido implantado, o inspetor homologa o microchip. Esse trabalho é gratuito.

5-  Verificado que ainda não tem a implantação, é feita a assepsia no local e implantado o microchip, com aplicação intramuscular na região do terço médio do pescoço do animal, no lado esquerdo, dois centímetros abaixo da crina. Ele é do tamanho de um grão de arroz e não causa efeito colateral e possui um código de barras único.

6- Terminado esse serviço, o proprietário recebe o certificado de implantação de microchip, junto com adesivos que contenham o número do chip, que poderá ser colocado no registro do animal em sua carteira de vacinação ou se preferir no passaporte, etc.

“No Campeonato Nacional, implantamos mais de 100 microchips. Deveremos agora ultrapassar essa marca, pois em apenas três dias de evento já realizamos 52. O procedimento é simples e demora cerca de 3 minutos por animal”, observou Mateus Russo.

Texto de Moacir Russo publicado originalmente no site da ABQM

 

Os comentários estão encerrados.