Comitê do Tambor recepciona a Família Flaharty

1A esposa Collete, a filha Rio Faharthy e Troy (a direita)Família Flaharty,

Talento, tradição e habilidade que já alcançam a terceira geração familiar no manejo e doma de cavalos Quarto de Milha (QM). Esse é o resumo da história de dedicação e paixão da família norte-americana Flaharty, que prestigia este Potro do Futuro e Copa dos Campeões.Troy Flaharty, especialista em doma racional para cavalos atletas na modalidade Três Tambores,  desde o início da semana desembarcou no Brasil com sua esposa Collete Flaharty e a filha Rio Flaharty, a convite dos membros do Comitê do Tambor da ABQM.

Visita aos haras

Na oportunidade de sua vista ao País, ele e sua família estiveram visitando alguns haras brasileiros para possíveis consultorias aos criadores de cavalos Quarto de Milha na modalidade Três Tambores.Durante a semana, Troy Flaharty esteve no Haras B2B Ranch, no estado do Rio de Janeiro, pertencente ao carioca Odilon Diniz que o acompanhou em seguida a região de Campinas e Jaguariúna/SP (Fazenda Nossa Senhora de Lurdes e Haras VPJ), e também a cidade de Porto Feliz/SP (Rancho das Américas e Haras Raphaela) para conferir de perto o trabalho de doma, treinamento e correções que é feito pelos criadores brasileiros.

Entender o trabalho

“É muito importante entender primeiro como cada haras desenvolve seu conceito em relação aos seus animais em processo de doma ou treinamento para competições nos Três Tambores. E, a partir daí, propormos o trabalho mais adequado para ajudar o criador a conseguir refinar seus resultados com cada animal na doma racional para as categorias Amador ou Profissional”, destaca Troy.

Tradição que veio com a avó

O norte-americano conta que a tradição de trabalhar com cavalos vem de longe, pois começou com sua avó Dolores Failor que teve um garanhão, o Peppy Cree, campeão mundial da National Reining Horse Association (NRHA), depois foi a vez da sua mãe Bonnie Hippensteel (atualmente com 62 anos) que se tornou a maior ganhadora do NRHA com quatro títulos memoráveis e que entraram para a história.Depois vem ele como a terceira geração da família a se dedicar inteiramente na monta e na doma de cavalos Quarto de Milha e já conta com a participação da filha Rio Flaharty, de 12 anos, em provas dos Três Tambores, válidas pela American Quarter Horse Association (AQHA).

Domou vários animais famosos no Brasil

Troy lista uma série de animais famosos no Brasil que já passaram em suas mãos para a doma racional, que é um método que dispensa totalmente o uso de práticas violentas ou que possam maltratar o cavalo durante o processo de amansamento, ou ainda durante uma correção de movimento ou postura do animal.“Eu procuro sempre respeitar o conceito básico que é o de ter prazer pelo que faço e executar as tarefas de uma maneira suave ou gentil para com o animal. E entre os nomes da raça Quarto de Milha e famosos aqui no Brasil, já domei, por exemplo: Pie Sky Promises, Martinis And Bikinis, Mercy N. Grace, Bittersweet Billy, Frenchmans Bulla e Buggy Creek Billy, só para citar alguns”, informa Troy.

Artesão de “mão cheia”

Além deste prazer e profissão de domar e treinar cavalos atletas para a modalidade dos Três Tambores, Troy Flaharty também é artesão de mão cheia há mais de 20 anos e confecciona verdadeiras jóias esculpidas em metal como Esporas, Fivelas, Freios e Bridões.Por isso, a pedido dos membros do Comitê do Tambor da ABQM, Troy confeccionou um Bridão personalizado que vai ser sorteado entre os finalistas da Categoria Três Tambores Aberta a ser realizada neste sábado (18).

Fonte ABQM-fotos-Fábio Cabrera

Os comentários estão encerrados.