Marcão Toledo participou dos 40 Campeonatos Nacionais da ABQM

(reportagem produzida pelo jornalista Moacir Russo para o site e Revista da ABQM)

Marco Antônio Toledo de Souza, imortal do Hall da Fama da ABQM, conhecido por todos amigos (e são centenas deles), como Marcão Toledo participou de todos os 40 Campeonatos Nacionais da ABQM. E nesse evento de comemoração da quadragésima edição, mais uma vez deixou sua marca de eterno campeão. Ele venceu a prova de Maneabilidade e Velocidade, da categoria Master, montando WV Gray Easy (Le Magnifique FG x Twist San Badger, por Beaver San Badger).

Oceano de abraços

Depois de atravessar “um oceano de abraços” e de “ Valeu Marcão!”, ele disse à Revista Quarto Milha: “Ainda é muita emoção vencer uma prova da ABQM. A gente vê toda a evolução da raça, além da participação dos filhos, netos. Só tenho de agradecer a Deus”, afirmou com os olhos marejados.

Conselho de mestre

Para quem está começando, ele aconselha: “Tenha fé em Deus, educação e muita paciência com os cavalos. Devemos ‘mexer’ com carinho, amor, procurar entender o cavalo”. Marcão Toledo perdeu a conta de quantos já domou. Ainda hoje, monta até 12 animais por dia “Criei toda a minha família com o trabalho com o cavalo”, faz questão de dizer, o treinador que começou a montar aos sete anos de idade, pelas mãos experientes do seu pai, o Chico Toledo, que era condutor de boi.

Pai educou 8 filhos com a lida

“Eles desembarcavam do trem em Avaí (SP) e eram levados em comitiva até Gália, cidade próxima à Duartina (SP). Com esse trabalho meu pai conseguiu educar seus oito filhos, sendo quatro mulheres e outros quatro homens, que foram para lida, domando e montando”, orgulha-se da tradição.

Todo dia ainda aprende as lições do cavalo

Apesar de tanta história e experiência, debaixo de seus 65 anos de vida, diz modestamente: “Todo dia aprendo alguma coisa. Se tem um curso novo, vou lá participar”. No mês de setembro, ele vai passar conhecimento aos seus alunos, num curso que irá ministrar em Bezerros (PE), informa o nosso personagem que também é poeta e declara seus versos sobre as coisas do campo.

Os comentários estão encerrados.