Depois do Carnaval, a festa agora é do Oscar Quartista

Terminada a folia do Carnaval, a festa para os quartistas continua, na segunda-feira (19-2) na Casa Giardini (SP) com o 13º Hall da Fama , onde cinco personalidades e cinco cavalos serão eternizados, pela Associação Brasileira do Quarto de Milha .Durante a cerimônia ocorrerá também o 16º ABQM Awards, com a premiação dos melhores do ano.
Personalidades eternizadas

 

Bobby Seals:  viveu a vida montado em um cavalo, um dos melhores laçadores do mundo, foi o responsável pela introdução do Laço no Brasil

Carlos  Deleu: uma lenda viva do Quarto de Milha. Reconhecido como um dos pioneiros na indústria do cavalo no Brasil e um dos fundadores (ANCR).

Jarbas Leonel Bertolli: desempenhou um papel fundamental na Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), como superintendente do Stud Book, durante 26 anos, defendeu a raça não deixando ela sair do seu padrão racial. Quando faleceu, em 11 de setembro de 2022, levou com ele muito sobre a história do Quarto de Milha.

Jairo Martins de Oliveira: foi um ícone do Quarto de Milha no Brasil e deixou um legado inestimável como o primeiro treinador de cavalos da raça no país. Nascido em 1938, dedicou sua vida ao aprimoramento das práticas equestres e à formação de talentosos cavaleiros e amazonas.

 

Wellington Queiroz: proprietário do Haras Fazenda Bella (foto acima), foi dos maiores criadores e investidores de Quarto de Milha de Corrida do Brasil, deixou um legado inestimável para a raça, muito como o famoso Leilão Golden. Presidiu várias vezes o Centro Hípico do Oeste S/A e foi um dos fundadores e presidente do Jockey Club de Sorocaba.

Cavalos imortais

MR PAR THREE, neto do lendário THREE BARS (TB) – Hall da Fama da AQHA de 1989, que foi produtor de grandes exemplares da raça. MR Foi um grande pai e avô, carregando em seu pedigree a base do plantel mundial do Quarto de Milha em três linhagens: Corrida, Conformação e Trabalho. O alazão comprovou nas pistas a sua alta qualidade genética.

OLD HONDO: Descendente direto de HONDO RANCHERO (4º animal a ser registrado na ABQM) e GUTHRIEWOOD, nasceu no dia em 30 de agosto de 1973. Acumulou 388 pontos nas pistas, durante sua campanha de 1981-1992. Tornou-se campeão de várias modalidades, sendo o primeiro cavalo Puro de Origem (PO) da raça castrado do país.

PRINCIPE ROJO: Filho de EL REY ROJO e LARGUITA, foi um dos cavalos da raça Quarto de Milha que se tornaram célebres no Brasil, na década de 1980. Deixou um legado de 326 filhos, eles vários campeões com destaque para: EL LAGO ROJO, NACIONAL ROJO, BIG STAR ROJO, THUNDER CHIEF, XUXA ROJO, MISS SURETHING ROJO e CINDY PRINCESS.

SALTILLO JR (foto acima): Chegou ao Brasil em 26 de fevereiro de 1954. O desembarque aconteceu na estação ferroviária da Fazenda Bartira e seguiu para a Fazenda Laranja Doce em Rancharia (SP). Ele abriu caminho para uma era de triunfos no universo do Quarto de Milha no Brasil. Animais nascidos do cruzamento da sua genética se tornaram requisitados em diversas atividades esportivas.

ST CAJUINA: filha do lendário SHADY LEO e LADY SUGAR FFA, ST CAJUINA é a reprodutora número 1 do Brasil. Mãe da premiadíssima ST TAPIOCA, também é o animal mais pontuado de todos os tempos da ABQM, com 1.443 pontos (janeiro/2024). Sua linhagem  traz o DNA dos maiores clássicos americanos formadores da raça, como THREE BARS, LEO SUGAR BAR, KING E POCO BUENO.

Momento histórico, chegando a 100 maiores nomes do QM

Segundo Monica Ribeiro Castro Cunha, presidente da ABQM, este é um momento histórico da premiação que, desde 2011, homenageia e reconhece os grandes nomes do Quarto de Milha no país.
“Nesta edição, chegamos à lista dos 100 maiores nomes da raça, celebrando o legado extraordinário que cada um deixou”, diz.

Raça que tanto amamos

Como a primeira presidente mulher da Associação, é uma imensa satisfação participar desse momento único para toda a família quartista brasileira. Esse prêmio destaca não apenas personalidades notáveis, mas a grandiosidade e importância do Quarto de Milha em nosso país. Estamos celebrando não apenas pessoas e cavalos excepcionais, mas a própria essência e força da raça que tanto amamos”, afirma. Fonte: ABQM, onde se encontra a matéria completa.

Os comentários estão encerrados.