Quem está em cima da sela faz a diferença

 

Terminado o Congresso da ABQM, realizado de 13 a 23 de abril, em Araçatuba (SP) pudemos observar que o nível das linhagens dos cavalos estavam muito semelhantes, entre os primeiros colocados. Haja vista que os criadores vem investindo muito, nos últimos anos, em cruzamentos de alto nível genético
– O que está fazendo a diferença?
– O treinamento e quem está em cima da sela.

 

Keninho está virando o rei do Laço (foto Miguel de Oliveira)

João Felipe Lacerda em grande fase na Rédeas (foto GV)

Analisando os vencedores, nomes de consagrados treinadores aparecem no Painel dos Campeões. Além disso, a alimentação dos cavalos em todo o processo de criação ( a qualidade entra pela boca) e a preparação para os grandes eventos fazem a diferença. Nos Três Tambores, por exemplo, antes das provas de elite, os cavalos recebem um trabalho “vip”.
A médica veterinária, Pitty Monteiro, dá dicas desse procedimento.

 

Sidnei Junior: supercampeão dos três tambores, por onde passa leva junto seu talento

 

Hidratação: cuidar e manter vitaminas e sais minerais, fazer soros e polivitamínicos antes e durante a prova, pois os animais desidratam e perdem muitros minerais, o que faz com que o desempenho e a recuperação deles diminuam. Quiropraxia: alívio da dor, contraturas e sobrecargas do corpo – importante manter uma rotina para conseguir regular e equilibrar o corpo, sendo possivel até evitar lesões. Nebulização: previne doenças respiratatórias e otimiza a qualidade das vias respiratórias. Acupuntura que, além de ajudar no alívio da dor, faz uma regulação do corpo e auxilia no tratamento de prevenção de inúmeras doenças. Recomenda-se também fazer um tratamento prévio antes das provas, o Recovery (recuperação), com alguns equipamentos: a) – Laser diminui a dor e a inflamação; b) – campo eletromagnético pulsático : contribui para o relaxamento muscular, alivia a dor, libera a endorfina e aumenta a circulação sangüinia; c) – Crioterapia: diminui a dor e a inflamação; e d): Ultrassom terapêutico que aumenta a amplitude articular, ótimo para tratamento de contraturas musculares e analgesia. Enfim, com todos esses procedimentos, o cavalo participará da prova extremamente preparado para os desafios exigidos.

Os comentários estão encerrados.