5º Derby e Congresso Brasileiro ABQM de Vaquejada levantam a torcida

 

As disputas nas provas do 5º Derby & Congresso ABQM de Vaquejada, realizado entre os dias 27 e 30 de março, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE), levantou a torcida pelos vaqueiros. A premiação de R$ 230 mil contribuiu parao acirramento pela vitória entre os 520 conjuntos inscritos.

 

Torcida organizada 

Cada vez que o locutor decretava “valeu boi”, indicando que o conjunto obteve sucesso, as ‘torcidas organizadas’ representantes dos Estados aos quais pertenciam os competidores vibravam e comemoravam com intensidade, agitando o clima do local desde o momento das classificatórias até as finais.

Bem estar animal

 Outro ponto alto do evento foi a realização de uma prova na qual os bois utilizados foram equipados com protetores de cauda, ‘rabos artificiais’, que impedem as lesões decorrentes da tração feita pelo vaqueiro para derrubar o animal. “Foi um teste que decidimos fazer com a participação dos campeões de cada categoria. E foi um sucesso. O dispositivo se mostrou eficiente em evitar que o animal saia machucado”, afirmou o diretor de Vaquejada da ABQM, Celso de Miranda.

Quebra do rabo do boi 

 

Ele ressalta que nas provas realizadas pela ABQM a quebra do rabo do boi resulta na desclassificação do competidor, o que não ocorre em competições organizadas por outras entidades, onde inclusive o vaqueiro tem o direito de pedir a substituição dos animais caso ocorra a luxação do rabo. “Com o intuito de preservar a integridade dos animais nós já havíamos criado a regra que prevê a desclassificação. Mas queremos ir além. Queremos garantir de todas as formas que o boi saia ileso. E esse dispositivo pode ser a chave para isso”, comemora.

Troféu do Derby foi para a Paraíba 

 

Os primeiros campeões foram conhecidos na noite da última sexta-feira (28/03). O paraibano Marcelo Cabral dos Santos, montando o cavalo Ruby Rojo (filho de Ruby Eternaly e Kayka Smoking Dee), sagrou-se campeão na classe Amador do 5º Derby ABQM de Vaquejada, no qual só participaram cavalos nascidos a partir de 1º de julho de 2007.

De pai para filho

“Estou duplamente satisfeito. Por ter conquistado este troféu o Ruby Rojo, que é do meu avô, José Ermínio, e também porque no ano passado no Derby venci montando o Ruby Eternaly, que é pai do Ruby Rojo”, disse Santos. O campeão foi esteirado por  Elias Severino de Souza conduzindo a mestiça ½ sangue Tiara Forcash (Crazy For Bull).

 

Na Aberta o Estado de Sergipe comemorou

Em seguida, apó final das disputas da classe Aberta (profissional), foi a vez da torcida sergipana comemorar a vitória do conjunto formado pela égua Bar Maid Gates HCB (Ronald Gates HCB x Lady Maid Moon TMR, por Keys To The Moon), e pelo vaqueiro  Alisson Serafim, vindos de Itabaiana (SE). Eles foram esteirados por Eduardo (Du) Serafim, montando Playlena Bars HCB (Doc Playlena FM x Demy Eternal HCB, por Ronald da ER).

Marisol leva classe Aberta do Congresso 

No domingo (30/03) foram conhecidos os campeões do 5º Congresso Brasileiro ABQM de Vaquejada. Renivaldo Silva Santos, montando a égua baia ½ sangue Marisol Timeto (Timeto Fly PK), conquistou o troféu na classe Aberta. “A Marisol é uma égua muito boa e me proporcionou uma alegria que só quem ganha é que sabe. Ela já havia ficado em 4º lugar no Congresso do ano passado”, disse Santos, que foi esteirado por Reinaldo Silva Santos (seu irmão), montando o alazão Cap Rancho Palha (Tanino San x Tamisa RP, por Solano Lad SLN).

 Deu Califa na Amador

Na classe Amador, após acirrada disputa,  levou a melhor Francisco José Costa Pereira, com o zaino Califa Apollo TE (Bar’s Apollo VLO e Toya CMN, por Bet I Can),  do Estado do Ceará. Trabalhou como esteira Luan Heverson de Souza Morais, que conduziu o cavalo Cel Fabio Fred (Cel Fred Filho SDP x D Liliane SDP, por Cel Fred).Entre as mulheres o destaque foi a amazona Eduarda Mylenna Alves Medeiros, de Cachoeirinha (PE), que conquistou o bicampeonato da classe Feminino com o mestiço ½ sangue First Down Toro.Na classe jovem o título ficou com Willemberg Wellington da Silva, montando o tordilho ¾ Doc Macho JAV, filho de Silver Doc SLN e Vedete (Navajo’s Chief). Eles foram esteirados por Júlio Antônio Clementino B. Filho que conduziu Impactum Steel RVN (Olena Blue x Bee Doc Dee Jr, por Jamel Steel JR).

Classe Master estréia com elogios 

A Classe Master, estreante no 5º Congresso ABQM de Vaquejada, foi recebida com elogios pelos amantes da modalidade. “Quero primeiramente agradecer à ABQM por realizar uma categoria para os ‘velhos’, pois é muito importante você participar de uma turma que está na mesma condição de prova”, disse o pernambucano e vencedor do evento José Zózimo de Albuquerque Oliveira. Ele fez as derrubadas de boi montando no tordilho ½ sangue de sua propriedade Isqueiro Spook JAR (Doc Spook GR). Eles foram esteirados por José Reinaldo Silva, com GF Royal Catability (Catability x SM Itsa Royal Bingo, por Itsa Bingo Greyhound).

 

Os comentários estão encerrados.