A incrível viagem do potro Maximus Zorrero

Foram 4.579 quilômetros de paixão pela raça Quarto de Milha

(reportagem produzida pelo jornalista Moacir Russo para o site e Revista da ABQM)

O Rio Amazonas, com suas dimensões, permite a navegação de embarcações oceânicas e serve de rota para o comércio na floresta. No período de 26 de junho a 1 de julho, uma balsa navegava pelo seu leito trazendo uma “mercadoria” especial: o potro Maximus Zorrero, um filho de El Shady Zorrero, de propriedade da médica pediatra Adriana Cacellini de Abreu, titular da Fazenda Vale da Graúna, em Boa Vista (RR). Seu caminhão, dirigido pelo treinador Arlan dos Reis, saiu da fazenda no dia 25, tendo como primeiro destino a cidade de Manaus. Objetivo: participar da prova de Três Tambores na comemoração dos 40 anos do Campeonato Nacional da ABQM, em Avaré (SP). “O crescimento da modalidade em nosso Estado nos levou a trazê-lo, para ter uma referência sobre o evento. Além de criar um caminho, saber das dificuldades de como um animal poderia ser transportado em boas condições e principalmente ter experiência de participar de um grandioso evento da ABQM, como esse, para futuramente, trazer mais animais”, contou. E começou a aventura do conjunto, navegando pelo rio, passando pelas cidades portuárias, entre elas, Parintins e Santarém.

Caminhando pela balsa

“Várias vezes, conduzia o animal pela plataforma da balsa, para ele caminhar um pouco e alimentava-o em uma baia improvisada”, explica. Durante a viagem, ele observou todo o comércio que ocorre no Amazonas, que muitas pessoas do Sudeste desconhecem: “Vi búfalos nadando nas margens, pessoas vendendo peixes ou trocando-os por óleo diesel, produto de grande utilidade para a população ribeirinha. Também há um grande fluxo de mercadorias vindas de Manaus”, observou. Em uma das paradas para abastecer a balsa, ele não lembra o nome da cidade, a tripulação foi recebida com forte escolta de segurança. “Tudo por causa dos piratas que atacam as embarcações desprotegidas”, disse admirado.

Chegada em Avaré

Ao chegar em Avaré, no dia 14 de julho, ficou surpreendido com toda estrutura do evento, lotado de galerias, pistas cobertas…. Afinal, havia 10 anos que ele havia deixado o Estado de São Paulo, após trabalhar para o treinador da modalidade de Rédeas, Franco Bertolani, que viajou para Itália para galgar novos objetivos em sua carreira. “Estar aqui, foi uma espécie de prêmio. Principalmente por participar num evento que comemora os 40 anos do campeonato Nacional da ABQM, além de rever os amigos. Um deles, um colega de infância”, lembrou. Se esse sonho do Arlan se concretizou, ele já tem outro: “Trazer o meu filho (Pedro), para compartilhar desse grandioso trabalho da ABQM”.

Maximus Zorrero, campeão do Estado de Roraima de Três Tambores, participará nas categorias de Cavalo Iniciante e Aberta Light. O conjunto até poderá não obter grandes resultados. Contudo, ficará registrado para sempre na memória dos envolvidos com a viagem, inclusive no site da ABQM e na próxima edição da Revista Quarto de Milha, retratando essa enorme determinação e a paixão pela raça Quarto de Milha.

Os comentários estão encerrados.